terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

baterias automotivas Testes Elétricos

Testes Elétricos

- Como realizar um teste de FUGA DE CORRENTE?

Mesmo quando todos os consumidores elétricos do veículo estão desligados, existem alguns equipamentos que permanecem em constante funcionamento. É o caso de alarmes, memórias do sistema de injeção eletrônica, computador de bordo e solenóides de travas elétricas.
Para testar a fuga de corrente:
• Desligue o motor e todos os acessórios elétricos do veículo;
• Conecte o amperímetro do equipamento de análise do sistema elétrico na escala de mili Àmperes, ajustando-o em sua maior escala.
• Em série, com o cabo negativo da bateria e o pólo negativo da bateria - observe a polaridade;
• Ajuste a escala até obter uma leitura precisa do valor de corrente de fuga;
• Verifique o manual de serviços do veículo para determinar o valor máximo de corrente de fuga;

Obs: Valores elevados de corrente de fuga podem descarregar a bateria.

Os valores máximos para corrente de fuga são:
20 mili Àmperes para baterias até 45 Ah;
40 mili Àmperes para baterias de 46 Ah até 75 Ah;
70 mili Àmperes para baterias de 76 Ah até 180 Ah (p/ veículos sem tacôgrafo);
170 mili Àmperes para baterias de 76 Ah até 180 Ah (p/ veículos com tacôgrafo).

- Como testar o ALTERNADOR?

O alternador é um componente elétrico que transforma a energia cinética em energia elétrica, isto é, ele é um gerador que através da rotação do seu eixo produz energia elétrica para o veículo.
Para testar o alternador:
•Com o equipamento de análise do sistema elétrico instalado, eleve a rotação do motor para uma rotação média aproximada de 2.000 rpm;
•Ajuste o reostato de carvão para provocar uma descarga na bateria até que a sua tensão caia para 12,6V (para veículos 12 Volts) e 25,2V (para veículos 24V);
•O valor obtido não deve ser inferior a 90% da corrente gravada na carcaça do alternador;
•Se o valor estiver fora deste limite, verifique a correia do alternador, escovas, rolamentos ou buchas, diodos de retificação e de excitação, contatos entre cabos e gerador e contatos entre bateria e cabos.

- Como testar o EQUILÍBRIO ELÉTRICO DO VEÍCULO?

O excesso de acessórios elétricos não originais no veículo prejudica o seu equilíbrio elétrico. Neste caso o alternador fica com capacidade insuficiente para repor a carga perdida, podendo descarregar a bateria.
Para testar o equilíbrio elétrico do veículo:
• Verifique a polaridade do alicate amperímetro para evitar erros de interpretação na análise;
• Com o alicate amperímetro do equipamento de análise do sistema elétrico “abrace” todos os cabos que saem do pólo positivo da bateria e dê a partida no veículo;
• Se não for possível “abraçar” todos cabos que saem do pólo positivo da bateria, conecte o alicate amperímetro nos cabos que saem do pólo negativo;
• Com o veículo na marcha lenta (valor especificado p/ cada veículo) e todos os consumidores elétricos desligados observe se a corrente que flui para a bateria é igual a zero (0) ou positiva (+);
• Depois, repita o teste com o veículo na marcha lenta e todos os consumidores elétricos ligados, menos pisca-pisca e o alerta, e observe se a corrente que flui para a bateria é igual a zero (0) ou positiva (+);
• Caso a leitura seja negativa, significa que o alternador não está conseguindo suprir todos os consumidores elétricos nesta condição. Isto pode ocorrer porque a marcha lenta está muito baixa ou porque existem muitos consumidores elétricos instalados;
• Regule a marcha lenta do motor, conforme a especificação do fabricante. Caso o problema não desapareça, retire o excesso de consumidores elétricos ou troque o alternador por um de maior capacidade.


- Como testar o MOTOR DE PARTIDA?

O motor de partida é o componente elétrico responsável por girar o volante do motor do veículo numa rotação mínima pré-estabelecida que garanta a explosão do motor principal.
Para testar o motor de partida:
• Instale o equipamento de análise de sistema elétrico no veículo, que possua um alicate amperímetro, e faça o ajuste de zero na escala de corrente verificando a corrente de partida. Caso esteja fora de especificação procure por buchas ou rolamentos gastos, mau contato na fiação ou na malha terra.
• Verifique também se a potência do motor de partida está de acordo com a especificada para o veículo.
• Verifique se as escovas ou rolamentos não estão desgastados. Corrija o problema antes de prosseguir os testes.

- Como testar o REGULADOR DE TENSÃO?

O regulador de tensão é um circuito eletrônico acoplado na carcaça do alternador responsável por garantir que a tensão do sistema elétrico do veículo fique dentro dos valores pré - estabelecidos.
Teste o regulador de tensão:
• Com o motor ligado na marcha lenta, aguarde até que a corrente de recarga na bateria esteja abaixo de 5A;
• A tensão deve ser medida primeiramente com os consumidores elétricos desligados e com o motor em marcha lenta, e posteriormente com os consumidores elétricos ligados e com o motor aproximadamente a 1500 rpm conforme tabela abaixo;
• A tensão deve ficar entre 13,5V e 14,5V (para veículos 12 Volts) e 27,0V e 29,0 V (para veículos 24,0 V);
• Caso o valor obtido esteja fora desta faixa, verifique:
• Ajuste de marcha lenta,
• Correias frouxas,
• Regulador de tensão com problema.

Corrente de recarga = Ampères

Marcha Lenta RPM 1500 RPM
S/C C/C S/C C/C

S/C = Com os consumidores elétricos desligados.
C/C = Com os consumidores elétricos ligados.

- Qual deve ser a temperatura da bateria durante o processo de recarga?

A temperatura da bateria durante o processo de recarga não deverá ultrapassar 50º C.


http://www.bateriasqueiroz.com.br/

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